Abraçadeiras e suas aplicações

Das abraçadeiras standard a soluções avançadas de fixação

As abraçadeiras da HellermannTyton estão disponíveis em várias cores, tamanhos e modelos

As abraçadeiras precisam atender a uma ampla gama de requisitos, pois são usadas em uma grande variedade de aplicações - desde o simples agrupamento de cabos com abraçadeiras de nylon comum até usos muito específicos de abraçadeiras sob condições extremas.


A HellermannTyton oferece um portfólio abrangente de soluções de amarração e fixação para todas as demandas industriais: abraçadeiras reutilizáveis para amarração temporária, abraçadeiras coloridas para codificação por cores, abraçadeiras com elementos de fixação para fixação em chapas, rebites, bordas de painéis ou abraçadeiras de aço inoxidável para ambientes agressivos.

Além da abraçadeira de nylon preta clássica, existe uma solução de fixação ideal para todos os requisitos.

As abraçadeiras da HellermannTyton estão disponíveis:
Em vários tamanhos, com serrilhado interno, externo ou sem serrilhado, em cores diferentes, feitas 100% de plástico de alta qualidade - facilmente aplicadas manualmente ou com uma ferramenta de aplicação.


As abraçadeiras especiais que a HellermannTyton oferece incluem:

  • Abraçadeiras resistentes a intempéries e a impactos
  • Abraçadeiras para alta temperatura
  • Abraçadeiras com baixa propagação de fogo
  • Abraçadeiras recuperáveis ou reutilizáveis
  • Abraçadeiras para roteamento paralelo
  • Abraçadeiras detectáveis

Abraçadeiras detectáveis

Abraçadeiras detectáveis são muito populares nas indústrias alimentícia, de bebidas e farmacêutica.

As abraçadeiras detectáveis da série MCT foram especialmente desenvolvidas para uso nas indústrias alimentícia, de bebidas e farmacêutica. São ideais para a instalação de cabeamento próximos ou nas linhas de produção abertas.


As abraçadeiras de nylon MCT são fabricadas em um processo único que envolve a adição de partículas de metal à resina plástica. Isso possibilita detectar até pequenos pedaços da abraçadeira com detectores de metais disponíveis no mercado.


Essas abraçadeiras de nylon podem ser usadas para ajudar a atender aos requisitos HACCP (APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). A cor das abraçadeiras ajuda na identificação visual, reduzindo ainda mais o risco de contaminação.

Abraçadeiras para altas temperaturas

Esta abraçadeira de alta temperatura pode suportar temperaturas de até +240°C.

As abraçadeiras Peek para aplicações de alta temperatura são projetados especialmente para os ambientes mais exigentes. Eles são populares nas indústrias aeroespacial, ferroviária, offshore, energia, engenharia médica e automotiva. Resumo das vantagens do termoplástico PEEK:

 

 

  • Amplas faixas de temperatura de 55° C a +240° C
  • Combina o desempenho de uma abraçadeira de metal com a conveniência de uma abraçadeira de plástico
  • Excelente resistência química e à radiação
  • Uma alternativa leve às soluções de metal

Abraçadeiras adaptadas às suas aplicações!

Uma abraçadeira de nylon, também conhecida como fita Hellermann, é um tipo de fecho feito especialmente para amarrar e organizar vários cabos ou fios.


As abraçadeiras são usadas em muitas indústrias: na instalação elétrica, na fabricação de chicotes, na indústria da construção civil, para fins de instalação preliminar, na indústria de embalagens ou sob condições ambientais extremas, como na indústria offshore.

 

A HellermannTyton é uma fabricante global que oferece soluções de amarração, fixação, conexão, roteamento, proteção e identificação de alto desempenho para diversos mercados. Para nossos clientes, desenvolvemos soluções de mercado que atendem exclusivamente às necessidades do seu setor - resolvendo um requisito de aplicação, economizando custos de instalação e componentes e melhorando a qualidade do produto final - independentemente de qual seja sua indústria.

Abraçadeiras com serrilhado interno Abraçadeiras com Serrilhado Interno

Abraçadeiras com serrilhado interno são adequadas para amarração de fios, cabos e mangueiras e estão disponíveis em diferentes materiais, comprimentos e cores.

Abraçadeiras com serrilhado externo Abraçadeiras com Serrilhado Externo

As abraçadeiras com serrilhado externo são indicadas principalmente para amarração e fixação de feixes sensíveis. Estão disponíveis em diferentes modelos, materiais, comprimentos e cores.

Abraçadeiras sem serrilhado Abraçadeiras sem Serrilhado

As robustas abraçadeiras sem serrilhado das séries KR e EL-TY oferecem alta força de retenção e são adequadas para cabos e fios com grandes diâmetros.

Abraçadeiras recuperáveis Abraçadeiras Recuperáveis

As abraçadeiras recuperáveis podem ser aplicadas e recuperadas de maneiras simples e são uma solução ideal para fixações temporárias. Essas abraçadeiras estão disponíveis em diferentes modelos, materiais, comprimentos e cores.

Abraçadeiras de Aço Inox Abraçadeiras de Aço Inox

As abraçadeiras de aço inox podem ser usadas nos ambientes mais severos ou onde é necessária força adicional, segurança e resistência ao fogo.

Abraçadeiras com clips de fixação Abraçadeiras com Elementos de Fixação

As soluções de fixação ideais para cada necessidade contam com abraçadeiras com elementos de fixação em diferentes modelos, materiais, comprimentos e cores.

Bases de Fixação Bases de Montagem para Abraçadeiras

Esses fixadores estão disponíveis tanto na versão autoadesiva quanto para aplicação com rebites ou parafusos. Diferentes tamanhos e modelos de bases de montagem oferecem fixação segura com uma ampla variedade de abraçadeiras.

Elementos de fixação Elementos de fixação

Uma grande variedade de elementos de fixação proporciona fixação direta em furos ou bordas de chapas e painéis.

Clips e Grampos Clips e Grampos

Uma multiplicidade de clips e grampos feitos de plástico, alumínio ou aço também com proteção, abraçadeiras jacaré e prensa cabos.

Abraçadeiras reutilizáveis

Abraçadeiras recuperáveis para aplicações temporárias

Abraçadeiras recuperáveis podem ser usadas diversas vezes. Elas estão disponíveis em diferentes modelos, materiais, comprimentos, cores e mecanismos de travamento.

Muitas aplicações requerem uma solução de fixação temporária: por exemplo, na construção de um palco, em feiras ou ao agrupar cabos de telefone, fibra óptica e rede. As abraçadeiras reutilizáveis podem ser facilmente abertas e fechadas após a instalação. Elas também estão disponíveis com características muito flexíveis. Um exemplo de aplicação é a amarração de mudas de árvores em apoios para jardinagem e paisagismo.

As abraçadeiras reutilizáveis estão disponíveis em diferentes modelos, materiais, comprimentos, cores e mecanismos de travamento: alavanca, trava lateral, fecho flexível de borracha, velcro® e abas de liberação.

Como usar abraçadeiras reutilizáveis?

Abraçadeiras reutilizáveis estão disponíveis em diferentes modelos para uma ampla gama de aplicações. Tenha uma visão geral e veja como eles funcionam - nesse vídeo:

Abraçadeira multiuso da marca Velcro, macia e reutilizável

Essa abraçadeira feita em tecido macio pode ser reutilizada até 400 vezes.

A abraçadeira multiuso "macia" é ideal para uso em cabos telefônicos, cabos de fibra ótica e cabos de rede. Além disso, essas abraçadeiras multiuso da marca Velcro são perfeitas para uso em instalações temporárias como construção de palco ou chicotes de cabos de protótipos.


A abraçadeira multiuso da marca Velcro também pode ser usada em muitas aplicações domésticas e de escritório. É rápida e fácil de aplicar manualmente e pode ser reutilizada até 400 vezes. As abraçadeiras multiuso da marca Velcro são adequadas para uso interno e externo e estão disponíveis em diferentes cores e tamanhos.

Abraçadeira reutilizável com trava tipo alavanca

As abraçadeiras reutilizáveis ORF são desenvolvidas para fácil liberação com uma mão.

A série ORF com trava tipo alavanca foi projetada para fácil remoção e reutilização sem uma faca ou cortador lateral, mas convenientemente com uma alavanca.

 

  • Desenvolvida para fácil liberação com uma mão
  • Adequado para codificação temporária por cores
  • Delicada com o material amarrado graças ao serrilhado externo

 

Além dos diferentes tamanhos e das cores branca e amarela, a série ORF também inclui uma variação preta resistente aos raios UV para uso externo.

Abraçadeiras coloridas

Abraçadeiras com cores diferentes para aplicações individuais

Seja vermelha, verde, amarela ou azul: a HellermannTyton oferece uma ampla gama de abraçadeiras coloridas para uma grande variedade de indústrias e aplicações.

A abraçadeira de nylon preta clássica ainda é uma das abraçadeiras mais populares. Mas a HellermannTyton também oferece aos clientes uma grande variedade de abraçadeiras de nylon em cores diferentes - incluindo vermelho, verde, azul e amarelo.

 

Essas abraçadeiras são ideais para codificação por cores: por exemplo, os trabalhadores podem ser ajudados a encontrar determinadas peças mais rapidamente ou a atribuí-las com precisão. Isso desempenha um papel especialmente importante não só no setor automotivo, mas também em muitas outras indústrias.

 

A propósito, algumas indústrias preferem certas cores de abraçadeiras: na indústria de alimentos, por exemplo, a cor azul é frequentemente preferida, enquanto o rosa desempenha um papel importante no setor aeroespacial.

 

Essa é uma das muitas razões pelas quais a HellermannTyton oferece em todo o mundo uma variedade de soluções de abraçadeiras coloridas.

Abraçadeiras com cabeça de perfil baixo

Não apenas por sua variedade de cores, abraçadeiras com cabeça de perfil baixo são frequentemente usadas em playgrounds infantis.

As abraçadeiras LPH com cabeças planas ocupam pouco espaço e, portanto, são a escolha ideal para instalação em condições apertadas. Além disso, são ideais qualquer aplicação em que os riscos de lesões precisem ser minimizados: por exemplo, em equipamentos de playgrounds infantis, onde espumas de proteção são presas a suportes e grades.


Graças às bordas arredondadas e à cabeça chata, as crianças podem brincar em segurança sem ficarem presas a uma cabeça de abraçadeira saliente. Além disso, o serrilhado externo garante que a proteção de espuma macia não seja danificada quando as abraçadeiras são apertadas.


As abraçadeiras com cabeça de perfil baixo estão disponíveis em várias cores: além de vermelho, verde, amarelo e azul, as abraçadeiras PE400, por exemplo, também estão disponíveis em natural (transparente) e preto.


Saiba mais sobre abraçadeiras com cabeça de perfil baixo para playgrounds e acessórios adequados.

Veja aqui como fechar uma abraçadeira com cabeça de perfil baixo

Abraçadeiras brancas com baixa emissão de fumaça

Em caso de incêndio, as abraçadeiras da série T reduzem a geração de fumaça.

Sempre que os regulamentos de segurança são altos e a redução de fumaça e gases tóxicos é necessária, as abraçadeiras de nylon brancas da série T fabricadas com material PA66V0 são a escolha ideal.


Graças às suas propriedades compostas, eles reduzem significativamente o desenvolvimento de gases tóxicos e ácidos corrosivos em caso de incêndio. Além disso, seu material PA66V0 atende aos requisitos UL94 V0.


Com seu alto nível de segurança, essas abraçadeiras de nylon são particularmente populares no setor público - especialmente nas indústrias ferroviária, de construção civil e de defesa.

Abraçadeiras com elementos de fixação

Abraçadeiras para roteamento, amarração e fixação

Muitas aplicações industriais exigem que amarrações de cabos, fios, tubulações e mangueiras sejam fixados diretamente em um painel ou em bordas de uma estrutura. A HellermannTyton oferece várias soluções de fixação de uma e duas peças para furos redondos e ovais, parafusos e bordas - em vários tamanhos, orientações e cores.

Para duros redondos e ovais, rebites e bordas: a HellermannTyton oferece muitos elementos de fixação diferentes de uma ou duas peças para abraçadeiras.

Abraçadeiras com elementos de fixação diferenciados são frequentemente encontrados em veículos e máquinas de diversas indústrias, por exemplo:

  • Automotiva
  • Ônibus e caminhões
  • Setor de Defesa
  • Transporte ferroviário
  • Aeroespacial
  • Linha branca
  • Distribuidores de materiais elétricos

Abraçadeiras de fixação para furos redondos e ovais

Muitas aplicações incluem furos redondos e ovais para garantir o roteamento confiável dos cabos em pontos de fixação pré-determinados. A abraçadeira e o fixador são pré-fixados ao chicote. O clip de fixação pode ser facilmente inserido nesses furos durante a montagem final.

Uma diversa gama de soluções de montagem está disponível para praticamente qualquer tamanho de furo e espessura do painel. A aplicação pode ser feita manualmente de maneira simples, sem a necessidade de ferramentas especiais. O travamento seguro pode ser ouvido e sentido pelo usuário com um "clique".

Abraçadeira de fixação para pinos soldados

Abraçadeira de fixação para pinos soldados 1 peça

As abraçadeiras de fixação com clips para pinos soldados são usadas principalmente na indústria automotiva.

No entanto, elas também são usadas em todas as outras áreas em que os cabos e fios devem ser guiados com segurança por meio de pinos soldados ou parafusos roscados.

Essas abraçadeiras estão disponíveis com cabeças fixas (com uma posição definida) e também com cabeças flexíveis (com espaço para movimentação).

Abraçadeiras para bordas

O EdgeClip é um elemento de fixação de abraçadeira de 2 peças com garras de travamento para bordas planas.

Além de soluções de fixação para chapas e pinos soldados, a HellermannTyton também oferece abraçadeiras com clips de fixação para bordas.

Saiba mais sobre as diferentes aplicações nas quais as soluções EdgeClip são adequadas na página de competências sobre clips para fixação em bordas.

Abraçadeiras de aço inoxidável

Abraçadeiras de metal para ambientes desafiadores

A HellermannTyton oferece várias abraçadeiras de aço inoxidável: particularmente populares em navios, túneis, minas e na indústria petroquímica.

As abraçadeiras de aço são recomendadas para aplicações que exigem extrema resistência à tração ou requisitos extremos de material sob condições adversas. Elas garantem máxima segurança e resistência ao fogo durante as emergências mais difíceis.


Sempre é necessário usar abraçadeiras de metal - feitas de aço inoxidável de alta qualidade com alta proteção contra danos por corrosão - onde produtos químicos são usados. É por isso que abraçadeiras de aço inoxidável são comumente encontradas em navios, túneis, minas e em toda a indústria petroquímica.

Abraçadeiras resistentes a ácidos e a altas temperaturas

As abraçadeiras de aço inoxidável da série MBT garantem segurança adicional, alta resistência à tração e resistência ao fogo.

As abraçadeiras de aço inoxidável MBT resistentes à ferrugem resistem a ácidos e a altas temperaturas. Elas são ideais para aplicações em que são necessárias segurança adicional, alta resistência à tração e resistência ao fogo.

Seu mecanismo de travamento patenteado e não recuperável é feito com uma ou duas esferas é um importante recurso de segurança.

Essa série de abraçadeiras é frequentemente usada em cabos de dados e de fibra óptica, bem como para aplicações em teatros ou feiras.

Abraçadeiras revestidas para evitar corrosão por contato

A abraçadeira MBT-FC é uma abraçadeira de aço inoxidável revestida com bordas lisas.

As abraçadeiras de metal com revestimento de poliéster feitas em aço inoxidável SS316 (V4A) têm as mesmas vantagens da série MBT, mas, graças ao revestimento, garantem maior conforto de instalação em baixas temperaturas.

Além disso, o revestimento de plástico é particularmente adequado para feixes sensíveis e para evitar a corrosão por contato.

Perguntas frequentes

Como funciona o travamento de uma abraçadeira?

As abraçadeiras funcionam como um cinto, onde a extremidade é passada através de uma fivela e presa com um pino inserido através de um orifício na faixa. No caso da maioria das abraçadeiras convencionais, a fita é passada através de uma cabeça que possui um gatilho flexível que desliza sobre os dentes, ou serrilhados, moldados na fita para evitar que ela deslize para trás após aplicada.

Abraçadeira de nylon com serrilhado

Abraçadeira de nylon com serrilhado

Esta tecnologia é utilizada em 90% das abraçadeiras fabricadas em poliamida (PA) da HellermannTyton. Com o objetivo de atender as mais diversas especificações, existem diferentes versões desses sistemas, por exemplo: versões recuperáveis, paralelas e duplas.

Essas abraçadeiras possuem o gatilho moldado durante a injeção da peça, tornando-o parte integrante da abraçadeira e determinando sua tensão de ruptura.

O travamento é dado pelo encaixe dos dentes do gatilho com a serrilha da abraçadeira. 


Abraçadeira de nylon sem serrilhado Abraçadeira de nylon sem serrilhado


Abraçadeira de nylon sem serrilhado

As abraçadeiras de nylon da Série KR distinguem-se pela fita lisa (sem serrilha) e um sistema de travamento diferenciado, onde um pino de Poliamida reforçada com fibra de vidro (amarelo) é pressionado contra a fita utilizando a ferramenta de aplicação específica - KR6/8 ou KR8PNSP

A cabeça chanfrada do sistema KR propicia uma acomodação perfeita ao redor do componente a ser amarrado.


Abraçadeiras de aço inoxidável Abraçadeiras de aço inoxidável


Abraçadeiras de aço inoxidável

Fabricadas em aço inoxidável AISI 316, as abraçadeiras MBT não possuem serrilha na fita e são inseridas paralelamente na cabeça de travamento, deslizando sob um mecanismo de travamento por rolamento de esfera de aço que trava no local quando se tenta mover a fita na direção oposta.

O que é a Poliamida PA66?

As poliamidas estão entre os materiais termoplásticos sintéticos mais importantes. Os termoplásticos podem ser remodelados através do aquecimento quantas vezes forem necessárias, sem sofrer decomposição química ou outras alterações negativas. Isso torna a poliamida ideal para processamento por injeção e moldadas em produtos de alta qualidade.

Cerca de 90% das abraçadeiras e fixadores da HellermannTyton são fabricados com este material. A poliamida também é conhecida pela marca Nylon®, que foi introduzida pela empresa Dupont em 1937.

A poliamida PA66 possui muitas propriedades altamente vantajosas para as abraçadeiras e fixadores de cabos da HellermannTyton, como:

  • Alta resistência, rigidez e dureza
  • Alta estabilidade dimensional, mesmo sob o efeito do calor
  • Alta resistência à abrasão

Uma ampla variedade de poliamidas e aditivos permitem uma adaptação ideal das características do produto acabado para atender aos respectivos requisitos.

Como eu armazeno corretamente as abraçadeiras?

Armazene as abraçadeiras em saco de plástico selado

Sempre armazene as abraçadeiras em saco de plástico selado feito de polietileno! Uma vez aberto, você deve usá-las o mais rápido possível para garantir melhores resultados das aplicações. Se as abraçadeiras se tornarem frágeis, elas podem falhar quando aplicadas.

Não exponha as abraçadeiras diretamente à luz solar

Não exponha as abraçadeiras diretamente à luz solar! Não armazene as abraçadeiras em locais com exposição à luz do sol, como janelas, por exemplo!

Armazene as abraçadeiras longe de fontes diretas de calor

Armazene as abraçadeiras longe de fontes diretas de calor. Evite o contato com o calor: por exemplo, não coloque sobre calefatores!

As condições ideais de armazenamento e umidade para abraçadeiras

As condições ideais de armazenamento das abraçadeiras são as do clima padrão da Europa Central:

Para um manuseio ideal das abraçadeiras, é importante que o material esteja em condições de equilíbrio com um teor de água de aproximadamente 2,5%.

Qual é a resistência à tração mínima de uma abraçadeira?

A tensão mínima de ruptura é um fator crítico na especificação das abraçadeiras. Ela representa quanta carga uma abraçadeira pode suportar. Esta tensão mínima é determinada de acordo com as especificações e padrões militares dos EUA. As condições para testes estão estabelecidas precisamente na norma MIL-S-23190E:

 

  • Condicionamento das abraçadeiras que serão testadas
  • Construção dos aparatos de teste
  • Aplicação da abraçadeira em um mandril bipartido
  • Velocidade do teste

 

Procedimento do teste para determinar a tensão mínima de ruptura:

força de tensão de uma abraçadeira

 

 

A abraçadeira é fixada em um mandril bipartido com uma ferramenta de aplicação adequada.

força de tensão de uma abraçadeira

 

 

O mandril é aberto em uma velocidade definida.

força de tensão de uma abraçadeira

 

 

A carga na qual a abraçadeira se rompe é determinada.

Permaneça em contato conosco!


Atualizar: 02/08/2020 © HellermannTyton 2020