Abraçadeiras e suas aplicações

Abraçadeiras HellermannTyton - As Originais

Abraçadeira HellermannTyton para diversas aplicações

As abraçadeiras, também conhecidas popularmente como "enforca gato" ou "fitas hellermann" são capazes de atender as mais variadas demandas, desde uma simples amarração de cabos elétricos até o uso em condições extremas como o setor offshore. Como líder no segmento de acessórios para gerenciamento de fios e cabos, a HellermannTyton estabelece os padrões na produção de abraçadeiras plásticas fabricadas de poliamida.

As abraçadeiras da HellermannTyton atendem aos mais altos padrões de qualidade e estão na vanguarda em termos de estabilidade e qualidade do material. Uma grande variedade de materiais, cores e tamanhos permitem que os clientes encontrem a solução ideal para sua aplicação.

Além das abraçadeiras plásticas, nosso portfólio ainda é composto por abraçadeiras de velcro, aço inox e abraçadeiras com clip de fixação, além de abraçadeira plástica com cabeça paralela também utilizadas na indústria automotiva. Abraçadeiras para construção civil, com cabeça arredondada que se molda ao contorno da amarração, abraçadeiras para mangueiras utilizadas na indústria de linha branca, abraçadeiras para utilização em chapas, para aplicações pesadas, com clips flexíveis que podem ser  girados até 360 graus, entre outras opções de aplicação em diversos segmentos.

Soluções mais recentes para amarração de fios e cabos

As soluções inovadoras mais recentes para amarração de cabos da HellermannTyton são:  as abraçadeiras de nylon detectáveis produzidas com partículas metálicas para evitar contaminação. Ideais para a indústria alimentícia e farmacêutica, além do exclusivo sistema de amarração da série Q com design de cabeça aberta ideal para aplicação nas circunstâncias mais difíceis, como espaços reduzidos, falta de visibilidade ou quando é necessário trabalhar com luvas, além da

Abraçadeiras adaptadas para sua aplicação

As abraçadeiras são usadas nas instalações elétrica em geral, montagem de painéis elétricos, construção em geral, e em inúmeros segmentos industriais como: indústria automotiva, montagem de chicotes elétricos, linha branca, indústria alimentícia, farmacêutica, indústria de embalagens, instalações offshore, indústria naval, aeroespacial, energias renováveis, telecomunicações, entre outras.

A HellermannTyton fabrica diferentes linhas de abraçadeiras para as mais variadas aplicações.
Veja abaixo as opções que melhor atendem a sua necessidade: 

Abraçadeiras com serrilhado interno Abraçadeiras com Serrilhado Interno

Abraçadeiras de nylon adequadas para amarração de fios, cabos e mangueiras e estão disponíveis em diferentes materiais, comprimentos e cores.

Abraçadeiras com serrilhado externo Abraçadeiras com Serrilhado Externo

A serrilha para o lado de fora da amarração evita que fios, cabos e mangueiras sejam marcados. Abraçadeira de nylon ideal para aplicações sensíveis, como o setor automobilístico, por exemplo.

Abraçadeiras sem serrilhado Abraçadeiras sem Serrilhado

As abraçadeiras de nylon sem serrilhado da série KR oferecem uma alta resistência e são adequados para fios e cabos com grandes diâmetros.

Abraçadeiras recuperáveis Abraçadeiras Recuperáveis

É a solução ideal para aplicações temporárias. 

Abraçadeiras de Aço Inox Abraçadeiras de Aço Inox

São indicadas para aplicações severas que requeiram maior tensão de aperto, vibração, corrosão, desgaste, radiação e altas temperaturas. 

Abraçadeiras com clips de fixação Abraçadeiras com Elementos de Fixação

São ótimas soluções de fixação e amarração de chicotes de cabos em uma única aplicação. 

Bases de Fixação Bases de Montagem para Abraçadeiras

Estão disponíveis nas versões autoadesiva e para aplicação com rebites ou parafusos. Oferecem uma fixação segura e uma grande variedade de tamanhos.

Clips de Fixação Clips Grampos e Plugues

Oferecem a possibilidade de fixação direta em furos de painel ou bordas de chapa.

Conheça nossa variedade de soluções e suas especificações

Abraçadeiras Insulok Standard Série T

Abraçadeiras Série T

As abraçadeiras de nylon da série T são fabricadas com serrilhado interno proporcionando uma amarração segura de chicotes de cabos, mangueiras e tubos. O design da cabeça destas abraçadeiras garantem uma alta resistência à tração enquanto exige uma força de inserção muito baixa. Instalação simples e rápida.
 

Abraçadeiras Série KR

Abraçadeiras Série KR

O formato especial curvado da cabeça das abraçadeiras de nylon da série KR, também conhecidas como sistema Kabelrap assegura uma amarração perfeita em torno da circunferência do chicote, mangueira ou tubulação, enquanto que, sua fita sem serrilha evita marcação dos cabos.

Abraçadeiras de Aço Inoxidável Série MBT

Abraçadeiras de Aço Inoxidável Série MBT

As abraçadeiras da série MBT à prova de oxidação resistem a ácidos e alta temperatura. Ideais para várias indústrias, como construção naval, mineração de carvão ou na indústria petroquímica. Estão também disponíveis com revestimento em epóxi. Seu mecanismo patenteado de fechamento por esfera não liberável é uma característica de segurança importante.

Abraçadeiras Série OS

Abraçadeiras Série OS

As abraçadeiras de nylon da série OS possuem seus cantos arredondados e a serrilha externa, ou seja, do lado oposto à amarração. Desta forma, ela ocupa menos espaço e evita que os fios e cabos sejam marcados ou até mesmo danificados pela serrilha das abraçadeiras convencionais. Foram projetadas originalmente para o mercado automotivo, mas são ideais para atender as demandas sempre crescentes nas indústrias de transportes coletivos e cabeamento.

Abraçadeira Série Q

Abraçadeira Série Q

A abraçadeira de nylon Q-tie é um produto único e inovador para amarrar e fixar cabos nas mais variadas aplicações. O design inovador da abertura da cabeça proporciona uma inserção até nas circunstâncias mais difíceis, como espaço reduzido e falta de visibilidade.

A função de pré-fecho integrada nas abraçadeiras permite a opção de fechamento temporário, evitando desperdício da abraçadeira, caso necessite incluir algum fio ou cabo durante a instalação. 

 

 

 

Abraçadeiras Série MCT

Abraçadeiras Série MCT

As abraçadeiras de nylon MCT (Metal Content Tie) são especialmente desenvolvidas para uso nas indústrias alimentícia e farmacêuticos. Trata-se de uma linha de produtos detectáveis, produzidas em poliamida 6.6 com inclusão de partículas metálicas em sua composição, podendo ser facilmente identificadas por equipamentos de detecção magnética ao longo dos processos de fabricação, bem como equipamentos de Raio-X, evitando assim a contaminação de alimentos e medicamentos. Além disso, essas abraçadeiras possuem cor azul para facilitar também a detecção visual. As abraçadeiras MCT estão adequadas aos requisitos da US Food and Drug Administration (FDA), EC nº 1935/2004 e também visa o auxílio na utilização de boas práticas de fabricação recomendadas pela ANVISA (RDC-14), facilitando a identificação do material por detectores de metal, prática contemplada na abordagem HACCP (análise de perigo e pontos críticos de controle).
Estas características e benefícios as tornam ideais para amarração de embalagens no processo, bem como, instalação de fios e cabos de máquinas utilizadas dentro da linha de produção e áreas adjacentes ao processo de manufatura.

A animação abaixo mostra o processo de detecção das abraçadeiras MCT na cor azul (fabricadas com partículas de metal) versus as abraçadeiras convencionais na cor amarela (fabricadas com poliamida sem partículas de metal).

 

Abraçadeira com clip de fixação - 1 Peça com Disco e Arrowhead

Abraçadeira com clip de fixação Arrowhead com Disco - 1 Peça

Com uma única peça é possível ao mesmo tempo amarrar os cabos e fixá-los em furos de chapas com as abraçadeiras de nylon com clip de fixação arrowhead. Quando inserido no furo da chapa, a cabeça em formato de seta (arrowhead) se encaixa e o "disco" tampa o orifício minimizando a entrada de poeira, sujeira e água, pois se ajusta as variações na espessura do painel, garantindo assim uma fixação segura.

Com uma gama diversificada de possibilidades de fixação, estas abraçadeiras plásticas com clip de fixação são ideais para uso em diferentes indústrias, como por exemplo: automotivo, aeroespacial, linha branca e montadores de painéis.

Abraçadeira com clip de fixação Fir Tree, com Disco

Abraçadeira com clip de fixação Fir Tree com Disco - 1 Peça

A abraçadeira de nylon com clip de fixação oferece um método simples e fácil de agrupamento e fixação de cabos. O design do clip Fir Tree garante uma fixação segura em painéis com espessuras de 0,8 mm a 7,0 mm ou furos cegos roscados.
O "disco" no topo do clip cobre o buraco e minimiza a entrada de água e sujeira.
Projetada principalmente para a fixação de chicotes de cabos na indústria automotiva, sua simplicidade e facilidade de uso expandiu sua aplicação na construção de aeronaves e até na indústria de linha branca.

Abraçadeira com clip de Fixação Edge Clip - 1 peça

Abraçadeira com clip de Fixação Edge Clip - 1 peça

Estas abraçadeiras de nylon com Edge Clip também conhecida como abraçadeira com clip de borda são ideais para uso onde os orifícios não são aceitáveis ou quando devido a problemas de temperatura, os clips autoadesivos não são adequados. Uma vez que a abraçadeira está presa em torno dos cabos, o Edge Clip fixa o chicote na borda da chapa metálica ou plástica.
Utilizados em bordas com espessuras de 1mm a 6mm, eles oferecem um método de fixação muito seguro e simples.

Amplamente utilizado nas indústrias automotiva, montagem de painéis elétricos e nas instalações de painéis fotovoltaicos.

Série AHC

Série AHC

Os clips AHC podem ser conectados ao painel antes da instalação dos cabos. Depois, basta posicionar o cabo e fechar o clip ativando o bloqueio automático. Alguns modelos podem ser acoplados lateralmente formando uma fixação sequencial, sem necessidade de mais furos.

Clips Autoadesivos

Série MB

Cada clip é desenvolvido para uma fixação rápida e eficiente. Algumas opções oferecem "4 vias" para a entrada da abraçadeira, permitindo uma instalação mais rápida e flexível.

Adequados para o uso em painéis elétricos, equipamentos de telecomunicações ou eletrodomésticos, onde o uso de furos, parafusos ou porcas é impraticável ou indesejável.

Fixadores CTAM

Fixadores CTAM

Esses modelos de fixadores são adequados para aplicações com espaço mínimo. Eles são fixados no equipamento antes da instalação do cabo. O CTAM possui um design de entrada de "4 vias" e pode ser usado tanto alinhado quanto em 90 graus. Devem ser fixados em chapas metálicas ou plásticas utilizando rebites pop ou parafusos. Servem como base para aplicação das abraçadeiras da série T18 a T50.

Tecnologias dos mecanismos de travamento das abraçadeiras

Abraçadeira de nylon com serrilhado

Tecnologia de travamento das abraçadeiras com gatilho plástico

Esta tecnologia é utilizada em 90% das abraçadeiras fabricadas em poliamida (PA) da HellermannTyton. Com o objetivo de atender as mais diversas especificações, existem diferentes versões desses sistemas, por exemplo: versões recuperáveis, paralelas e duplas. Essas abraçadeiras possuem o gatilho moldado durante a injeção da peça, tornando-o parte integrante da abraçadeira e determinando sua tensão de ruptura.

O travamento é dado pelo encaixe dos dentes do gatilho com a serrilha da abraçadeira. 
 

Abraçadeira Série KR

Abraçadeira Série KR

As abraçadeiras da Série KR distinguem-se pela fita lisa (sem serrilha) e um sistema de travamento diferenciado. A cabeça chanfrada do sistema KR propicia uma acomodação perfeita ao redor do componente a ser amarrado.

Para o travamento, um pino de Poliamida reforçada com fibra de vidro (amarelo) é pressionado contra a fita utilizando a ferramenta de aplicação específica - KR6/8 ou KR8PNSP.

 

Abraçadeiras Série MBT

Abraçadeiras Série MBT

Fabricadas em aço inoxidável AISI 316, as abraçadeiras MBT não possuem serrilha na fita e são inseridas paralelamente na cabeça de travamento deslizando sob uma esfera de aço.

A fita é travada na cabeça através da esfera metálica. A esfera quando recuada para a parte chanfrada da mesma, comprime a fita contra a base da cabeça fazendo o travamento. Quanto mais se tensiona a abraçadeira maior será a pressão contra a fita, chegando até o limite especificado de tensão de ruptura.
As abraçadeiras de aço inox não são adequadas para superfícies rígidas. O recuo da esfera no momento do travamento, propicia um leve afrouxamento na amarração, fato que não é percebido quando se utiliza o produto em materiais flexíveis ou chicotes de cabos.
Para utilização em materiais rígidos recomendamos a utilização da fita LFPC em conjunto com a abraçadeira, atuando como material flexível para eliminar o afrouxamento da amarração.

Determinação da tensão mínima de ruptura

A tensão mínima de ruptura é um fator crítico na especificação das abraçadeiras. Ela representa quanta carga uma abraçadeira pode suportar. Esta tensão mínima é determinada de acordo com as especificações e padrões militares dos EUA, através da norma MIL-S-23190E.

Procedimento do teste para determinar a tensão mínima de ruptura

tensão de ruptura da abraçadeira

A abraçadeira é fixada em um mandril bipartido com diâmetro determinado pela norma.

tensão de ruptura da abraçadeira

O mandril é aberto em uma velocidade definida.

tensão de ruptura da abraçadeira

A carga na qual a abraçadeira se rompe é determinada.

As melhores condições de armazenamento das abraçadeiras fabricadas em poliamida (PA)

Armazene as abraçadeiras em saco de plástico selado

Sempre armazene as abraçadeiras em saco de plástico selado feito de polietileno! Uma vez aberto, você deve usá-las o mais rápido possível!

Não exponha as abraçadeiras diretamente à luz solar.

Não exponha as abraçadeiras diretamente à luz solar! Não armazene as abraçadeiras em locais com exposição à luz do sol, como janelas, por exemplo!

Não exponha as abraçadeiras a fontes de calor.

Não exponha as abraçadeiras a fontes de calor, como por exemplo calefatores!

Condições ideais de armazenamento e umidade das abraçadeiras

O armazenamento ideal é 23ºC e 50% de umidade relativa.

Permaneça em contato conosco!


Atualizar: 16/12/2018 © HellermannTyton 2018
Contato