Herança da nossa empresa

A história por trás da HellermannTyton


Paul Hellermann's legacy Paul Hellermann's legacy


Paul Hellermann foi inspirado pelas pequenas válvulas de borracha das câmaras dos pneus de bicicletas.

Onde quer que a energia flua por toda a extensão de um fio ou dados sejam transferidos ao longo de um cabo de fibra óptica, um produto HellermannTyton estará por perto. Construída sobre um legado inovador que começou na Alemanha em 1935, a empresa é hoje um dos principais fabricantes e fornecedores mundiais de produtos utilizados para fixar, amarrar, conectar, isolar, proteger e identificar cabos elétricos e de dados em prédios, no solo, em máquinas e em veículos.

A HellermannTyton ainda vende produtos como os que foram criados pelo fundador Paul Hellermann para proteger as emendas dos cabos contra danos. Inspirado pelos minúsculos tubos de borracha das válvulas de bicicletas da Woods / Dunlop, ele provavelmente não imaginava o tamanho de sua start-up quando, em 1935 na cidade de Hamburgo, começou a comercializar seus alicates de três bicos e suas luvas de borracha de cloropreno.

Hoje, a marca HellermannTyton é sinônimo de um portfólio abrangente de produtos de alta qualidade, experiência em gerenciamento de cabos e serviços profissionais para engenheiros e técnicos em todo o mundo.

1935–1959

Do Sistema de emenda para as abraçadeiras HellermannTyton, as famosas "Fitas Hellermann"


Do Sistema de emenda para as abraçadeiras HellermannTyton, as famosas Do Sistema de emenda para as abraçadeiras HellermannTyton, as famosas


O sistema de ligação Hellermann foi o melhor amigo dos primeiros fabricantes de cabos

A fiação elétrica no início dos anos 1930 era encapsulada em borracha e enfaixada com fio de algodão. Paul Hellermann (1886-1958) desenvolveu um engenhoso sistema para aplicar facilmente luvas de borracha sobre os cabos para evitar que as extremidades se desgastassem.

A Paul Hellermann GmbH foi fundada em 1935 em Hamburgo. A empresa fabricava e vendia alicates de três bicos, luvas e anilhas de borracha de cloropreno em vários tamanhos.

Em 1938, Hellermann expandiu seus negócios para o Reino Unido em uma sociedade com Jack Bowthorpe (1905-1978). À medida que a fiação se tornava cada vez mais complexa, a Hellermann Electric Ltd. e uma série de empresas Bowthorpe Hellermann estavam em posição ideal posicionadas para atender às necessidades de instalações elétricas das indústrias aeroespacial, automotiva e elétrica do pós-guerra. A empresa foi uma das primeiras a oferecer um sistema de marcação numérica em cores em formato de anilha.

Antes de sua morte, em 1958, Hellermann vendeu sua empresa original e as ações da parceria britânica para Bowthorpe. A empresa adotou rapidamente a tecnologia de moldagem por injeção de plástico e extrusão. Foi precisamente o momento certo para capitalizar sobre o advento da abraçadeira plástica.

 

1935 Paul Hellermann GmbH foi fundada em 14 de dezembro de 1935, localizada em Kirchenallee 57 na cidade de Hamburgo (Alemanha).
1936 Sistema de emenda Hellermann foi patenteado.
1937 Alicate Hellermann de três bicos foi patenteado.
1938 Hellermann Electric Ltd. foi fundada em Purley Way, Croydon (Reino Unido).
1940 As empresas de Bowthorpe-Hellermann mudaram-se para Oxford (Reino Unido) no período da guerra; A fábrica alemã mudou-se para Moorende 6/8 em Hamburgo.
1942 Primeiros marcadores em borracha para cabos de aeronaves são fabricados em Oxford.
1944 Danos causados por bombas forçaram a fábrica alemã a se mudar para a Große Bleichen 23 em Hamburgo.
1948 As empresas Bowthorpe Holding mudaram-se para Gatwick Road, em Crawley (Reino Unido).
1950 Marcador de Cabos Twinlay, luva revestida com filme plástico transparente, foi lançada; Negócios alemães foram realocados para a Hegestraße 40 em Hamburgo.
1952 A empresa Cheltenham Plastics foi adquirida e os processos de extrusão se fundiram com a Hellermann Electric em Crawley (UK) formando a Hellermann Ltd .; Linha de P-Clip expandida; cintas de cabos lançadas.
1955 Negócio foram estabelecido no Canadá.
1957 Paul Hellermann vendeu seus negócios e participações na Hellermann Electric para Jack Bowthorpe.
1958 A Insuloid Manufacturing Co. Ltd. (adquirida 6 anos depois) fabricou as primeiras abraçadeiras de nylon no Reino Unido.

 

1960–1979

As abraçadeiras decolam e o Sistema Tyton é um grande sucesso


Tyton e Kabelrap foram inventados para atender a demanda industrial por sistemas escalonáveis de amarração de cabos Tyton e Kabelrap foram inventados para atender a demanda industrial por sistemas escalonáveis de amarração de cabos


Tyton e Kabelrap foram inventados para atender a demanda industrial por sistemas escalonáveis de amarração de cabos

No início da década de 1960, com base em uma década de experiência na área de plásticos, as empresas Bowthorpe Hellermann adotaram rapidamente a tecnologia de moldagem por injeção de plástico. A Insuloid Manufacturing Company de Manchester - uma das primeiras fabricantes especializadas de abraçadeiras feitas de termoplástico (poliamida 6.6 ou “nylon”) do Reino Unido - foi adquirida e incorporada na Hellermann Ltd. em 1964. A linha de abraçadeiras Insulok LK tornou-se a base das abraçadeiras da Série T, ainda hoje vendidas pela Hellermanntyton.

Enquanto isso, o lado alemão do setor elétrico liderado pelo engenheiro-chefe Heinrich Kabel continuou a construir o legado inovador de gerenciamento de cabos de Paul Hellermann. Este trabalho culminou no lançamento, em 1965, da ferramenta de grande sucesso "Tyton" - o primeiro sistema de amarração contínua de cabos. A abraçadeira Kabelrap e a ferramenta de aplicação KR são vendidos hoje.

A vasta aceitação internacional conquistada por Tyton e Kabelrap foi refletida na modernização do logo em 1967 com a inlcusão do gloco ao nome da empresa. Quando filiais foram fundadas nos Estados Unidos em 1969 e no Japão em 1970, essas empresas foram registradas sob o nome Tyton.

 

1960 Na Alemanha, a Hellermann mudou-se para uma fábrica construída em Pinneberg, nos arredores de Hamburgo.
1961 Negócios foram estabelecidos na França e na Austrália.
1963 Alicates de três bicos foram aprimorados e patenteados.
1964 A Insuloid Manufacturing Co. Ltd. (fundada em 1933) foi adquirida em Manchester (Reino Unido); Os clips Insulok para amarração foram patenteados - se tornaram a base de nossas braçadeiras da série T.
1965 Lançado o Sistema Tyton, fita contínua para amarração de cabos.
1966 Negócios foram estabelecidos na África do Sul; lançamento da linha de produtos termocontráteis Insulite Helashrink (termocontráteis moldados); Introdução da primeira abraçadeira com serrilha externa. 
1967 Ferramenta Kabelrap e Série KR foram lançados.
1969 Tyton Corporation of America fundada em Milwaukee, Wisconsin (EUA); primeiro fixador adesivo para abraçadeira foi patenteado.
1970 Fundação da Tyton Company of Japan em Tóquio e da Hellermann do Brasil Indústria e Comércio Ltda, estabelecida em São Paulo (Brasil).
1978 A Hellermann Electric mudou-se para uma instalação nova e própria em Plymouth (Reino Unido).
1979 Instalações de produção estendidas em Pinneberg (Alemanha).

1980–1999

Demanda por gerenciamento de cabos promove expansão internacional


Demanda por gerenciamento de cabos promove expansão internacional Demanda por gerenciamento de cabos promove expansão internacional


A experiência em amarração, fixação e identificação é a base para o sucesso de todas as indústrias ao redor do mundo.

A demanda por componentes cada vez mais especializados para chicotes aumentou dramaticamente com os avanços tecnológicos em aeronaves, veículos, instalações industriais e telecomunicações.

A empresa começou a adicionar desenvolvimento personalizado de produtos e engenharia de termoplásticos altamente qualificados à sua oferta nos principais mercados. Também embarcou em uma fase sem precedentes de crescimento internacional. No final da década de 1990, a Hellermann estabeleceu uma representação local em 27 países e ampliou suas capacidades de fabricação para todas as regiões globais. 

 

1980 Negócios adquiridos na Noruega.
1981 Negócio estabelecido em Cingapura.
1982 Armazém adicionado a seis operações de fabricação em Manchester (Reino Unido); negócios estabelecidos na Suécia.
1986 Instalações de produção abertas em Hyogo (Japão).
1987 Extrusão de tubo de plástico começou em Plymouth (Reino Unido).
1988 Negócio estabelecido na Finlândia.
1990 Lançamento das ferramentas automáticas de aplicação de abraçadeiras TytonTool (pneumática) e AutoTool (elétrica).
1991 Primeiro suporte de montagem para cabos especializado foi produzido para clientes automotivos.
1992 Instalações de produção em Trappes (França).
1994 Negócios estabelecidos no México.
1995 Negócios estabelecidos na Itália; primeiro sistema de identificação térmica e impressora TT1000 lançada.
1996 Negócios estabelecidos em Hong Kong.
1997 Negócios estabelecidos na China com instalações próprias de produção em Wuxi; negócio também estabelecido nas Filipinas e na Tailândia e adquirido na Áustria CEE; foi lançada Autotool 2000.
1998 Negócios adquiridos na Argentina e na Espanha / Portugal; Lançamento das etiquetas TipTag.
1999 Nome mundial mudou para HellermannTyton (27 países neste momento); novas instalações de produção criadas para esse fim foram inauguradas em Manchester (Reino Unido).

 

2000–today

Crescimento estável, consolidação e foco nas principais indústrias


Crescimento estável, consolidação e foco nas principais indústrias Crescimento estável, consolidação e foco nas principais indústrias


A marca HellermannTyton é sinônimo de produtos e serviços de gerenciamento de cabos de qualidade

O novo milênio começou com a introdução do nome unificado da empresa “HellermannTyton” para todas as unidades de negócios em todo o mundo.

Uma forte reputação como fabricante e fornecedor de produtos de qualidade para gerenciamento de cabos de qualidade e sucesso como parceiro de desenvolvimento de componentes termoplásticos personalizados, permitiu à Hellermanntyton superar constantemente o crescimento econômico de referência ano a ano. A capacidade de produção foi sucessivamente aumentada de acordo com a demanda do cliente em todas as regiões do mundo.

A empresa flutuou na Bolsa de Valores de Londres em março de 2013. Pouco mais de dois anos depois, a Delphi Automotive Systems PLC fez uma oferta bem-sucedida para comprar a empresa. A HellermannTyton foi posteriormente incorporada à divisão Delphi Electrical / Electronic Architecture em dezembro de 2015.

Desde o realinhamento da matriz como Aptiv PLC em dezembro de 2017, a HellermannTyton agora faz parte da divisão Signal and Power Solutions, desenvolvendo conjuntos de cabos para sistemas avançados de veículos, mas continua a operar sob sua própria marca. Além do setor automotivo, a HellermannTyton é um fornecedor importante de produtos de gerenciamento de cabos para clientes em todos os outros setores, especialmente aeroespacial, ferroviário, linha branca, energia renovável e instalação elétrica.

 

2000 HellermannTyton Data UK foi adquirida; negócios foram estabelecidos na Dinamarca; instalações próprias de produção foram construídas em Tornesch (Alemanha); novas instalações de produção abertas em Joanesburgo (África do Sul); foram lançadas as abraçadeiras detectáveis MCT para a indústria alimentícia.
2001 A capacidade de produção da planta em Wuxi (China) dobrou; foram lançados os EdgeClip, produtos especializados de fixação.
2002 Negócios estabelecidos na Coreia do Sul; novas instalações produtivas abertas em Jundiaí (Brasil).
2003 Lançamento do sistema pré terminado para data centers RapidNet.
2004 Lançamento do Sistema automático de amarração ATS3080 sem geração de resíduo.
2005 Empresas estabelecidas nos Países Baixos e na Bélgica.
2006 Partida da Spirent PLC (anterior Bowthorpe Holdings) e aquisição pela Doughty Hanson & Co. (Reino Unido).
2007 Planta produtiva em Wuxi (China) ampliada.
2008 Negócios estabelecidos na Polônia, Rússia e Índia.
2011 Novas instalações produtivas abertas em Plymouth (Reino Unido).
2012 Centro de Logística inaugurado em Wuxi (China).
2013 Flutuação na Bolsa de Valores de Londres; instalações de fabricação adicionais abertas em Milwaukee (EUA); Lançamento da ferramenta manual ergonômica para aplicação de abraçadeira EVO7.
2014 Escritório estabelecido nos Emirados Árabes; Lançamento da ferramenta automática Autotool 2000CPK.
2015 Incorporação a Delphi Automotive Systems PLC (agora Aptiv PLC); instalação produtiva aberta em Songdo (República da Coreia).
2016 Instalação de produção em Słupca (Polônia) aberta; novo centro de distribuição inaugurado em Cannock (Reino Unido); escritório estabelecido na Turquia.
2017 Abertura da nova instalação produtiva da HellermannTyton Data em Northampton, Reino Unido; instalação produtiva inaugurada em Monterrey, México; HellermannTyton ACADEMY introduzido globalmente; Ratchet P-Clamp e abraçadeiras e acessórios RFID foram lançados.
2018 Primeira campanha de marca global de toda a empresa MADE FOR REAL lançada.

Permaneça em contato conosco!


Atualizar: 16/06/2019 © HellermannTyton 2019
Contato