09/05/2024

Mulheres na HellermannTyton

Igualdade, inclusão e empoderamento em foco

 

Mulheres jovens trabalhando na HellermannTyton Mulheres jovens trabalhando na HellermannTyton


Dando um passo à frente para inspirar a inclusão e a igualdade de oportunidades para as mulheres, quatro mulheres líderes do Grupo HellermannTyton compartilham aqui como iniciaram suas carreiras e funções atuais.

Maria Zeneide Queiroz Viana – Diretora Logística HellermannTyton Brasil

Imagem de Maria Zeneide Queiroz Viana

Recordo-me vividamente dos meus dias iniciais na HellermannTyton, quando era ajudante geral, uma jovem cheia de incertezas sobre meu futuro profissional. Contudo, dentro de mim havia uma convicção inabalável de que eu era a única responsável por moldar meu destino e que esperar passivamente não era uma opção.

Inicialmente, a logística era apenas uma forma temporária de custear meus estudos, mas ao mergulhar nessa área, descobri uma paixão pelos desafios que ela proporcionava. O que começou como temporário, logo se tornou minha paixão e meu propósito, me levando a desbravar os obstáculos que se erguiam à minha frente.

Cada obstáculo superado nessas mais de três décadas foi uma lição valiosa. Não apenas para o meu crescimento profissional, mas também para a minha jornada como mulher. Aprendi a valorizar cada passo do meu caminho, acreditando no meu potencial mesmo quando as vozes da dúvida se faziam ouvir.

Minha dica: nunca subestime o poder da sua voz e da sua presença. Acredite firmemente em si mesma, defenda suas ideias com confiança e nunca tenha medo de ocupar seu espaço.

Hoje, olho para trás com gratidão não só pelo meu progresso profissional, mas também pelo exemplo que pude representar para outras mulheres. Como diretora de logística, entendo que o verdadeiro sucesso está em capacitar outras mulheres a acreditarem em si mesmas e a perseguirem seus sonhos.

Nunca subestime o poder da sua voz e da sua presença. Acredite firmemente em si mesma, defenda suas ideias com confiança e nunca tenha medo de ocupar seu espaço. Lembre-se de que você é capaz de alcançar grandes feitos e que sua contribuição é valiosa em todos os aspectos da vida. Cultive sua autoestima, busque sempre o conhecimento e apoie outras mulheres em suas jornadas. Seja autêntica, resiliente e nunca se esqueça de que você é uma força imparável.

Leia mais sobre igualdade, inclusão e capacitação em nosso artigo de blog (em inglês) de Juliet Morgan, líder global de projetos de RH na HellermannTyton:

Quebrando preconceitos inconscientes e removendo barreiras

Terry Tuttle - Presidente Regional HellermannTyton América do Norte

Imagem de Terry Tuttle

Muitos fatores me levaram à minha função atual. Primeiro, meu pai era engenheiro na Cutler Hammer (agora Eaton) e na Rockwell Automation. E Milwaukee é um centro industrial em Wisconsin. Só mais tarde percebi o quanto isso influenciou minha decisão de entrar na indústria. Pensei que estaria trabalhando em publicidade em Nova York ou São Francisco. Mas quando surgiu uma posição de especialista em comunicações na HellermannTyton, eu aceitei. Pensei que ficaria lá por um ano e depois seguiria em frente. Mas a cultura vencedora de empreendedorismo, diversão e crescimento da empresa me cativou, e permaneci desde então - apesar das oportunidades de mudar para outro lugar. E estou feliz por ter feito isso. A empresa é uma verdadeira jóia!

A HellermannTyton reconhece talentos e resultados, e não julga o gênero ou pacote em que uma pessoa se enquadra. Sempre foi fácil? Absolutamente não – mas através de mentores fortes – homens dentro da empresa – aprendi que a grandeza é difícil de alcançar. Persista, mude as coisas que são injustas e certifique-se de que o ecossistema em que você trabalha a apoia para fazer a coisa certa.

Minha dica: seja forte, seja franca, seja orientada para resultados – e seja ouvida.

A indústria é uma ótima carreira. Fazemos coisas que fazem o mundo funcionar. Às vezes, existe a percepção de que é preciso ser excessivamente técnica para trabalhar na indústria. Dependendo da sua função, nem sempre é esse o caso. Você é curiosa? Lógica? Persistente? Pergunte “e se?” O resto vem da excelência funcional que você escolher buscar. Seja forte, seja franca, seja orientada para resultados – e seja ouvida.

Adoro liderar a organização norte-americana. É uma grande honra – e meu objetivo é garantir que as muitas vozes da organização sejam ouvidas para alcançar os melhores resultados financeiros para a HellermannTyton. Desafiamos uns aos outros, mas sempre respeitamos opiniões diferentes. É daí que vêm as melhores respostas.

Gemma Artesona - Diretora Geral HellermannTyton Iberia

Imagem de Gemma Artesona

Lidero a equipe HellermannTyton Iberia. Estou na empresa há quase duas décadas e ainda estou aproveitando minha jornada. Tenho qualificações em recursos humanos, marketing e comunicação internacional. Antes de vir para cá, trabalhei principalmente em RH em outras organizações. A atração para mim foi, e ainda é, o fato de a HellermannTyton ser uma grande organização multinacional.

Iniciei na HellermannTyton como assistente nos departamentos de Recursos Humanos, Qualidade e Marketing. Sempre tive curiosidade em saber mais sobre nossos clientes, então mudei de função e ingressei no departamento de vendas. A partir daí pude desenvolver meu conhecimento no atacado de energia elétrica e no negócio solar.

Estou na minha função atual há um ano. É certamente um desafio tentar equilibrar a colaboração das pessoas em todos os diferentes departamentos e garantir que os seus objetivos pessoais e coletivos sejam alcançados. Mas é um desafio que gosto. Na minha experiência, a diversidade de papéis, independentemente do género, é importante para o sucesso do todo. É por isso que estou empenhada em garantir que nossas funcionárias tenham as oportunidades que precisam, desejam e merecem.

Minha dica: seja autêntica, seja genuína, seja ativa – e não desista.

Sou movida pelo desejo de aprender e estou determinada a me destacar no que faço. Os desafios sempre trarão novas experiências. Permanecer fiel a si mesma e aos seus valores a ajudará a ser mais confiante. Haverá ocasiões em que as coisas não correrão como você espera, mas enquanto você permanecer confiante e fiel a si mesma, será capaz de enfrentar esses momentos difíceis. Ajuda se você se lembrar de ser profissional e não levar as coisas para o lado pessoal. Se um projeto, reunião ou discurso de vendas não saiu como você esperava, ouça o feedback que você recebe das pessoas ao seu redor.

Por fim, não se esqueça de fazer exercícios! Vá para a academia, corra, qualquer coisa. É importante manter-se ativa e sua mente e corpo agradecerão por isso. Pessoalmente, adoro uma boa aula de spinning depois de um dia estressante. Sinto-me completamente renovada, tanto física como mentalmente, e isso ajuda a manter-me em forma juntamente com um estilo de vida saudável.

Hannah Blore - Diretora Geral Regional do Sudoeste HellermannTyton Reino Unido

Imagem de Hannah Blore

Durante meus estudos, pensei que gostaria de ter uma função analítica e baseada em projetos, mas durante meu programa de pós-graduação em bens de consumo de rápido movimento (FMCG), passei por diferentes funções de negócios e descobri meu amor pelas funções de operações de manufatura.

A agitação e a emoção das tarefas do dia-a-dia e de fazer parte de uma equipe que trabalha em conjunto para alcançar um objetivo comum preencheram todos os meus requisitos. E agora, anos depois, progredi a partir dessa base, ganhando experiência em diversas funções focadas em operações.

Antes de ingressar na HellermannTyton, trabalhei como gerente de unidade de negócios em uma instalação de fabricação e distribuição na indústria automotiva. Esta posição consolidou a minha experiência anterior como Site Lead para uma grande empresa europeia. Apesar de todas as desvantagens da pandemia de Covid, o isolamento na verdade aumentou a minha confiança na gestão de um negócio de forma independente, com orientação limitada de uma equipa global.

Minha dica: seja verdadeira consigo mesma, seja verdadeira com sua equipe – e seja confiante.

Adoro trabalhar com pessoas, compreender questões e encontrar soluções entre os problemas, por isso juntar-me à HellermannTyton pareceu-me certo. A empresa tem um compromisso claro com suas pessoas, seus clientes e seus produtos.

Quando você ama o que faz e está cercada por pessoas que pensam como você, o gênero é um fator menos importante - mas é claro, quando os homens dominam essas funções, ser a única mulher traz seus próprios desafios extras. Sair da sua zona de conforto não significa que você precise se sentir desconfortável.

Contato