Soluções de rastreamento RFID para gerenciamento de inventário e outras indústrias

Rastreamento de RFID: soluções inteligentes com abraçadeiras e acessórios RFID

HellermannTyton desenvolveu uma variedade de abraçadeiras, acessórios e leitores RFID para tornar seus processos de identificação e rastreamento mais eficientes.

 A variedade de aplicações torna a tecnologia RFID única:

 

  • Aumente a eficiência na produção: muitas etapas são eliminadas porque as abraçadeiras com etiquetas RFID incorporam várias funções - fixação, agrupamento, rotulagem, identificação de segurança do produto, rastreamento de RFID do produto e muito mais
     
  • Rotule e identifique produtos com segurança também em ambientes agressivos:  as informações armazenadas na etiqueta RFID permanecem legíveis mesmo em ambientes operacionais e de produção extremos.
     
  • Marque e identifique peças inacessíveis: as abraçadeiras RFID é uma alternativa confiável quando a identificação convencional, como etiquetas de código de barras, pode ser lida apenas com dificuldade - por exemplo, através de restrições de espaço.
     
  • Suportar aplicações na indústria 4.0:  o propósito de uma fábrica inteligente é quase ilimitado. Atualmente, as abraçadeiras de cabos são usadas em quase todos os setores - em combinação com a tecnologia RFID é uma solução para utilização na indústria 4.0. 

Vantagens da Tag RFID

Todas as tarefas são combinadas: a abraçadeira atua como um suporte de informações, rótulo do produto e fixação do cabo - tudo ao mesmo tempo

 

  • Identificação única como tag RFID é programada com código único
  • Coleta de dados rápida e sem papel
  • Eliminação de erros de digitação em relatórios
  • Redução do horário de trabalho devido à redução do trabalho de papel
  • Administração controlada de dispositivos e armazém
  • Capacidade de armazenar mais dados que códigos de barras
  • Cumprir com a legislação
  • Fácil de compartilhar informações atualizadas
  • Gerenciar inspeções de equipamentos, serviços de manutenção, etc.
  • Operação confiável em ambientes agressivos, por exemplo, condições de umidade, poeira e sujeira, ambientes corrosivos, vibração e choque
  • Não há necessidade de contato ou linha de visão

 

Para que o RFID é utilizado?

O rastreamento por RFID é usado em muitos setores. A combinação de material, transponder, distância de leitura e arredores decide sobre o uso do mesmo.

Rastreamento de RFID para gerenciamento de inventário

Rastreamento de RFID para gerenciamento de inventário

Um bom exemplo é o rastreamento de produtos para gerenciamento de ativos, onde os sistemas RFID simplificam a identificação e o gerenciamento de ferramentas ou equipamentos valiosos substancialmente. Para isso, o produto a ser rotulado só precisa ser equipado com uma das abraçadeiras RFID da HellermannTyton que foi programado com um código único. Você pode vincular o código pré-programado a um banco de dados ou adicionar requisitos de código específicos de acordo com as necessidades do seu banco de dados.

Leia um exemplo de rastreamento de RFID de nossos estudos de caso em nosso Blog da HellermannTyton.

O fato de cada componente ser rastreável também beneficia a entrada de mercadorias. Os custos se tornam mais transparentes, os processos ao longo do fluxo de valor podem ser otimizados. As falsificações do produto são mais fáceis de identificar. O uso das abraçadeiras RFID torna-os completamente impossíveis: uma vez que um conector de cabo é cortado, ele não pode ser reutilizado - porque cada chip RFID possui um ID exclusivo. As abraçadeiras RFID garantem a autenticidade das informações armazenadas neles.

Rastreamento de RFID para turbinas eólicas

Rastreamento de RFID para turbinas eólicas

Considere um parque eólico offshore como outro exemplo de rastreamento de RFID. Os engenheiros precisam levar consigo equipamentos valiosos de uso comum para realizar tarefas de reparo ou manutenção.
Para gerir o inventário e / ou, e. identificar a localização do equipamento pode ser equipado com uma abraçadeira de cabo RFID. As informações programadas podem ser vinculadas a um banco de dados que serve como uma ferramenta de informações e gerenciamento para uma maneira fácil de rastrear as ferramentas.

Com a ajuda da tecnologia NFC (comunicação de campo próximo), o engenheiro pode se comunicar com a abraçadeira RFID usando um aplicativo em seus tablet PCs. Desta forma, é por exemplo possível verificar o equipamento antes do uso e devolvê-lo depois de terminar o trabalho. O grande benefício resultante de tal sistema é o controle permanente por esses usuários e administradores desses ativos.

Leia mais sobre esses exemplos em nosso RFID blog article.

Rastreamento de RFID para ambiente agressivo

Rastreamento de RFID para ambiente agressivo

Onde as condições na instalação de produção são extremas, como calor, sujeira e líquidos, as abraçadeiras RFID fabricadas de diferentes materiais é a solução ideal.
Por exemplo, serviço hidráulico que realiza reparos nas mangueiras. Condições extremas se juntam aqui. Uma mistura de óleo hidráulico, parafuso e sujeira borraram a rotulagem do produto convencional até ficar indecifrável. Isso foi muito problemático para a equipe de serviço. Eles não podiam mais identificar com qual tipo de mangueira estavam lidando. Qual é a carga máxima de pressão da mangueira? Quando a mangueira foi feita e instalada? Quem trabalhou nisso por último?

A solução para a empresa de serviços era usar abraçadeiras de cabo RFID HellermannTyton feitas de metal, que não são afetadas por óleo ou calor.

Rastreamento RFID para construção

Rastreamento RFID para construção

Existem vários outros campos de aplicação para rastreamento de RFID, como a construção de guindastes. Um exemplo: os rótulos de produtos anteriores eram de difícil acesso e não eram mais legíveis porque várias camadas de tinta eram aplicadas a pedido do cliente. Agora, usando abraçadeiras de cabo RFID HellermannTyton para identificação, as informações permanecem permanentemente legíveis à medida que o chip é alojado e pode suportar ambientes severos ou camadas de tinta.

Leia mais sobre isso em nosso RFID blog article.

Rastreamento de RFID para a indústria automotiva

Rastreamento de RFID para a indústria automotiva

Os processos também são simplificados e otimizados no caso de rastreabilidade de componentes. Por exemplo, no caso de defeitos, recalls ou monitoramento de intervalos de manutenção.
Ou para rotulagem de produtos em geral, como ao instalar elementos em automóveis.

Além disso, a abraçadeira de cabos RFID também atua como uma medida de segurança mais confiável e envolve menos esforço do que as soluções convencionais de rotulagem. Se a abraçadeira estiver cortada, ela não poderá ser reutilizada.

A autenticidade das informações na abraçadeira de cabos RFID, como rotulagem do produto é, portanto, garantida. Isso significa, por exemplo, que você pode rastrear com precisão qual funcionário instalou qual componente com quais propriedades em qual fábrica em qual dia.

Nossos produtos para rastreamento inteligente de RFID

Rastreamento RFID para gerenciamento de estoque: Todos os produtos RFID HellermannTyton podem ser usados para segurança, serialização, rastreamento e identificação de produtos nas áreas de gerenciamento de recursos, inspeção elétrica, estoque, distribuição e serviços de locação, bem como para fácil gerenciamento de manutenção e reparos.

Abraçadeiras RFID

Abraçadeiras de nylon com transponder RFID alto ou baixo - T50RFID

Nylon cable ties with RFID chip inside

A abraçadeira RFID fornece uma solução inovadora para uma identificação rápida e eficiente de produto. A abraçadeira plástica é equipada com um transponder RFID que combina inúmeras vantagens da tecnologia RFID com a praticidade da amarração e fixação através das abraçadeiras. Especialmente desenvolvidas para segurança, serialização, rastreamento e identificação de produtos em áreas de gerenciamento de recursos, inspeção elétrica, inventário, distribuição e serviços de locação, bem como, para o fácil gerenciamento de manutenção e rotinas de reparo.
 

Abraçadeira Detectável RFID – MCTRFID

Abraçadeira Detectável RFID – MCTRFID

As abraçadeiras detectáveis são fabricadas com matéria prima com conteúdo metálico e foram especialmente desenvolvidas para indústrias em que o potencial de contaminação é um problema.

Podem ser usados para serialização, rastreamento e identificação de produtos, por exemplo na indústria de processamento de alimentos, química ou farmacêutica para apoiar o esforço de controle de qualidade.

Abraçadeira de aço inox com HF e UHF RFID transponder – MBTRFID

Abraçadeira de aço inox com HF e UHF RFID transponder – MBTRFID

Abraçadeiras de aço inox equipadas com transponder cerâmico RFID de ultra alta frequência (UHF). Foram especialmente desenvolvidas para aplicações em segurança, serialização, rastreabilidade e identificação de produtos em áreas de gerenciamento de recursos, inspeção elétrica, inventário, serviços de distribuição e locação, bem como para o fácil gerenciamento de rotinas de manutenção e reparo.
Estas abraçadeiras são ideais para identificação de produto em áreas de ambiente severo, onde a alta resistência à ruptura e durabilidade são necessárias.

Acessórios com transponder RFID para rastreamento de RFID

HEXTAG – Alta Frequência (HF)

HEXTAG – Alta Frequência (HF)

Acessório fabricado em poliamida e equipado com transponder RFID de alta frequência (HF). O furo central permite uma simples montagem em aplicações onde os produtos usuais de RFID, assim como as abraçadeiras, não podem ser aplicados. Produto desenvolvido para aplicações em segurança, serialização, rastreabilidade e identificação de produtos em áreas de gerenciamento de recursos, inspeção elétrica, inventário, serviços de distribuição e locação, bem como para o fácil gerenciamento de rotinas de manutenção e reparo.

CRADLE - Alta Frequencia (HF)

CRADLE - Alta Frequencia (HF)

Acessório equipado com transponder RFID de alta frequência (HF), desenvolvido para fixação com o uso das abraçadeiras standard HellermannTyton.
Produto desenvolvido para aplicações em segurança, serialização, rastreabilidade e identificação em áreas de gerenciamento de recursos, inspeção elétrica, inventário, serviços de distribuição e locação, bem como para o fácil gerenciamento de rotinas de manutenção e reparo.

Leitores / gravadores RFID para melhorar a confiabilidade e a qualidade do processo

Leitor Portátil RFID

two Handheld RFID Reader

O leitor HS9 portátil foi projetado para a leitura dos transponders utilizados nas abraçadeiras e acessórios RFID HellermannTyton. Os leitores agem como interface entre o transponder e a base de dados estabelecida no computador. Ondas de rádio transmitem os dados do chip RFID para o leitor que, sem qualquer contato, lê as informações disponíveis. A solução de RFID pode fazer significantes contribuições para a melhoria dos processos de confiabilidade e qualidade em vários setores da indústria.

RFID - Leitor - Desktop

RFID - Leitor - Desktop

O RFID-DT22 é um leitor desktop para uso estacionário, que foi desenvolvido para leitura e escrita com o uso de transponders de alta frequência (HF 13.56 MHz) aplicados com abraçadeiras e acessórios RFID HellermannTyton.
O leitor atua como interface para o sistema do computador, efetuando a leitura sem contato. A solução de RFID pode proporcionar significantes contribuições para a melhoria dos processos de confiabilidade e qualidade em vários setores da indústria.

 

O que é RFID?

É uma identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente, através de dispositivos denominados etiquetas RFID. Uma identificação RFID é uma etiqueta que pode ser colocada em um equipamento, embalagem ou produto. Essa identificação contém um chip que, conectado a uma antena, permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. As informações contidas nesse chip da etiqueta são lidas e enviadas para um computador através desses sinais de rádio.

Tecnologia RFID

A tecnologia RFID possibilita a transmissão de informações para mercadorias mesmo estando fora da linha de visão.

A HellermannTyton oferece uma gama de tecnologias RFID passivas (abraçadeiras e acessórios equipados com etiquetas RFID) que podem ser lidas com leitores RFID para fornecer relatórios rápidos e precisos.

As etiquetas RFID passivas em abraçadeiras são usadas para aplicações como:

  • Gestão de recursos e ativos
  • Prevenção contra roubo e rastreabilidade
  • Identificação de segurança
  • Manutenção essencial
  • Verificação de presença e registro de horas
  • Detecção de vazamento
  • Etiquetagem de bagagem
  • Identificação do veículo
  • Processos de automação

Existe uma necessidade cada vez maior das empresas em garantir a rastreabilidade e a manutenção de registros dos requisitos de calibração, localização e manutenção para os padrões atuais de qualidade e credenciamento.

Permaneça em contato conosco!


Atualizar: 17/06/2018 © HellermannTyton 2018
Contato